O Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, lançou hoje (13/11) a Campanha Agrária 2025/2026, em Mafambisse, na província de Sofala.
Durante a cerimónia, visitaram a Feira Agropecuária e Pesqueira de Mafambisse e inauguraram a Fábrica de Processamento de Gergelim de Sofala. Este marco simboliza o salto da produção para a transformação e exportação, com impacto directo na geração de emprego e rendimento.
Chapo reafirma que “trabalhar a terra, é criar riqueza para Moçambique e celebramos este lançamento no ano em que assinalamos 50 anos da nossa Independência Nacional, retomando o legado de Samora Machel, reforçando que a terra continua a ser o coração da nossa soberania e do nosso desenvolvimento”.
E ainda destacou a importância de uma juventude engajada e capacitada, de uma mulher rural empoderada e valorizada, e de um sector privado forte e inovador e que é stes três elementos são fundamentais para modernizar a produção, fortalecer a agro-indústria e transformar o campo num espaço de oportunidades e criação de riqueza.