INCÊNDIO NA SECRETARIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA NDAMBINE 2000 EM XAI-XAI EXPÕE FRAGILIDADES DE SEGURANÇA:
Por Luka Miguel
A Escola Secundária NDAMBINE 2000, localizada arredores da Cidade de Xai-Xai em Gaza, teve a sua secretaria queimada por volta das 18:00 horas deste Domingo, 21 de Setembro, com o fogo a atingir alguns processos de arquivo.




Sem grande proporção, o incêndio, cujas suspeitas apontam para fogo posto, sobretudo pelos vidros quebrados na secretaria e por ter ocorrido em dois blocos administrativos separados por um corredor, começou pelas cortinas e não foi além dos primeiros obstáculos fixos, tendo a reportagem da LIMPOPO TV encontrado vestígios que indicam que as chamas foram controladas por meio de métodos tradicionais (areia e baldes de água).
Em declarações prestadas à LIMPOPO TV, o Director da Escola Secundária NDAMBINE 2000, Zacarias Muchave, lamentou o ocorrido e foi cauteloso quanto às prováveis motivações, fortemente associadas com a divulgação há uma semana, do aproveitamento pedagógico do segundo trimestre do ano lectivo, que terá deixado alguns alunos descontentes.
“Não quero associar nada porque consideramos o aproveitamento positivo, na ordem dos 70%” – Disse o responsável.
Dados em poder da LIMPOPO TV, e avançados por Muchave, indicam que o vigilante da escola trabalha apenas nos dias úteis da semana, obedecendo a um turno que começa às 17:00 até 7:30 do dia seguinte, o que denuncia uma grave fragilidade de segurança no estabelecimento de ensino, facto que pode ter sido explorado pelos criminosos para lograr seus intentos.
A Polícia da República de Moçambique esteve no local nas primeiras horas da manhã desta Segunda-feira, para recolher dados e dar seguimento a investigações tendentes ao esclarecimento do incidente (X).